domingo, 15 de abril de 2007

ESPIRITUALIDADE NO PORTAL DAS ÁGUAS

Vivemos em um município de mais de 1.500 KM2, com população maior que vários países e seus habitantes desconhecem as peculiaridades e as riquezas de cada região. É bom reiterar que a subprefeitura de Parelheiros administra ¼ do território do município, todo sob a legislação de mananciais, outra parte é o Parque Estadual da Serra do Mar. O restante praticamente regido pela Lei de duas APAs - Áreas de Proteção Ambiental - a Capivari Monos e a Bororé Colônia. As duas represas, Guarapiranga e Billings, são responsáveis pelo abastecimento de 30% da população da cidade cuja água tem origem nos mananciais de Parelheiros. Só o tema das águas mereceria uma reflexão da nossa comunidade em termos de riqueza e patrimônio disponível para planejar o futuro dos nossos filhos, uma vez que a cidade de São Paulo tem um déficit de 50% deste liquido.

Portanto, o perfil de políticas públicas e políticas de inclusão demandam considerar critérios de direitos humanos de convivência do conjunto da cidade. Implica que a gestão da cidade ao propor a ampliação de vias para circulação de automóvel e a remoção de moradores deve contemplar a alocação para áreas adequadas. O desafio dos habitantes de São Paulo em seu conjunto é a construção de um outro conceito e imagem da sua região de mananciais. Desenvolver a concepção de uma responsabilidade e consciência comunitária sobre o sistema de suprimento de água da cidade. Formular um modelo de desenvolvimento econômico sustentável em base a água, a água, alem do aspecto vital de subsistência orgânica, tem nas represas um espaço de economia de lazer e recreação, parte de um sistema de hidroviário, eventual geração energética, portanto, espaço de geração de trabalho. Por esta razão, quando escolhemos nossos representantes nos diversos órgãos é necessário conhecer seus projetos para a região.

Outro aspecto peculiar da nossa região é o fato de que, por alguma razão, o território de Parelheiros, alem de possuidor de um enorme patrimônio ambiental, tem um patrimônio espiritual e cultural muito significativo na cidade, ainda pouco conhecido, reconhecido e valorizado. É sede de diversos equipamentos de inspiração espiritual ou destinado a atividades espirituais, alem de sediar duas Aldeias Guaranis. A conhecida Igreja Messiânica tem no Solo Sagrado, nome muito simbólico, um local de maior relevância e significado nas atividades da Igreja no mundo todo, recebendo uma media 30 mil pessoas nas visitas mensais. As diversas igrejas Evangélicas, Católica, Luteranos também estão presentes com espaços de estudo e reflexão. Parelheiro também tem uma carga simbólica no fato de possuir a Cratera de Colônia, resultado da queda de um corpo celeste há 35 milhões de anos, local tombado pelo patrimônio histórico e cultural do Estado, monumento de enorme valor cientifico que será debatido em colóquio cientifico em outubro próximo.

Parelheiros tende a se consolidar como um Portal da Espiritualidade de São Paulo e do Brasil. Para harmonizar e valorizar este aspecto a Subprefeitura de Parelheiros esta organizando o I ENCONTRO DA ESPIRITUALIDADE DO POSTAL DAS ÁGUAS, visando criar condições, ambiente e dar formato a esta tendência da região, avaliando o potencial da região e suas condições como espaço para eventos espirituais, saúde e educação, promovendo maior intercâmbio, e caminhos de espiritualidade das forças presentes em Parelheiro

Nenhum comentário: