domingo, 15 de abril de 2007

J

JOVENS ASSUMEM A INICIATIVA DO FUTURO AGORA

O que nos oferece otimismo e esperança são iniciativas e exemplos que emergem na comunidade. Muitas iniciativas estão mostrando uma energia e disponibilidade criativa dos jovens da região. Já havíamos destacado que saiu de Parelheiros, do Colégio Prisciliano, o representante de São Paulo para a Conferencia Nacional da Criança e Adolescente. Outros, graças a propostas criativas, ganharam espaço como representantes no Parlamento Jovem. É da região o primeiro no ranking de Golfe, o Rogério Bernardo, e outros valores esportivos.

Visitando três Escolas para fazer uma breve explanação sobre Parelheiros e seu potencial fiquei positivamente surpreendido pela disponibilidade de professores e jovens em assumir o trabalho social e empreendedor pela região. Esta disposição mostra o potencial e a identidade comunitária, o que é muito positivo para o desenvolvimento. Com um pouco de esforço dinamização dos Conselhos de Escola, das Associações de Pais e Mestres, grêmios e clubes estudantis, esta energia desabrochará com força construtiva. Na escola do Parque Florestal, a Rossine Camargo, os jovens do recente formado Grêmio Estudantil querem participar. Na Escola Estadual Paulino Nunes Esposo, a professora de história Silvia e um grupo de alunos buscando subsídios para o trabalho na comunidade, deste mesmo colégio outro grupo visitou a Subprefeitura em busca de subsídios para participar em atividades com ONGs. Nesta Escola, Os professores, funcionários, a Empresa de agricultura Orgânica Korin e a Casa da Agricultura Ecológica iniciam trabalhos para implantar uma Horta Orgânica.

O grupo mais consistente é o núcleo de jovens da Colônia que se estruturou no JECA (Jovens Empreendedores da Colônia Alemã). Em dez meses, trabalhando junto com a comunidade e o apoio da Subprefeitura organizaram e participaram em um enorme conjunto de atividades. Participaram na festa de Parelheiros e no aniversário da APA Capivari com produtos artesanais e produtos de festas para arrecadar fundos para uma viagem de estudos e intercambio à Alemanha. O grupo, moradores com o apoio da Subprefeitura estão buscando consolidar a marca da COLONIA FEST, utilizando o mote do dia primeiro de julho, comemorando o 173º aniversário do sorteio de terras para os migrantes alemães. Esta iniciativa busca seguir o caminho da exitosa Octuber Fest do Vale do Itajaí.

Nas áreas da música, dos esportes e do turismo iniciativas também estão acontecendo. São jovens que estudam turismo, operacionalização de eventos que se mobilizam. Uns, com a associação AMOAPA organizam trilhas em Marsilac, outros já discutem continuar formatando um “pacote de trilha” a partir da experiência recente da Trilha do Rodoanel que levou mais de 80 visitantes a percorrer o primeiro trecho de sete Km do eixo do RODOANEL que cruza Parelheiros. A Subprefeitura só tem que criar as condições, oferecer o espaço e abrir perspectivas. É neste sentido é que iremos procurar parceiros para promover organizar o Encontro de Jovens Empreendedores de Parelheiros.

O potencial de iniciativas que podem gerar os programas Ação Família com 3000 famílias e os Programas Agente Jovem e Ação Jovem com mais de 700 jovens podem se tornar um espaço de estimulo a jovens empreendedores.

COMENTARIO: Tanto os jovens, como as mulheres têm condições de assumir uma nova forma de fazer cidadania na região. As diversas iniciativas indicam que esta acontecendo algo novo em Parelheiros.

Nenhum comentário: