domingo, 15 de abril de 2007

M


MULHERES GANHAM ESPAÇO EM PARELHEIROS

A partir do dia 10 de dezembro as mulheres de Parelheiros terão um espaço público de suporte à promoção da capacitação para uma cidadania ativa e participativa, atendimento e orientação para acesso aos serviços, apoio a projetos de autonomia econômica e social. O CENTRO DE CIDADANIA DA MULHER DE PARELHEIROS é resultado da Cooperação Internacional entre a Prefeitura de São Paulo e a União Européia, operado pela Coordenaria da Mulher na Secretaria de Parceria e Participação. Neste amplo convênio são previstos 5 Centros em São Paulo e um em Montevidéu (Uruguai). Estes Centros constituem uma experiência pioneira, no caso de Parelheiros, queremos que se consolide um centro de programas e atividades em favor das mulheres colocando-as em um novo protagonismo. [1]

A escolha de Parelheiros se deu em base a projetos apresentados e defendidos pelas Subprefeituras, fundamentados em indicadores sociais e dados demográficos como: escolaridade, número de filhos, mulheres chefe de família, gravidez precoce, número de equipamentos públicos existentes, necessidades de serviços públicos às mulheres. Também pesou a contribuição local da Subprefeitura oferecendo a infra-estrutura e pessoal. O Centro que será inaugurado em 10 de dezembro é o primeiro de todo o convênio da América Latina, portanto, as mulheres de Parelheiros, a equipe e as atividades na nossa região estarão sendo observadas e avaliadas. Portanto, estão de parabéns as mulheres e a comunidade de Parelheiros por este espaço, o qual certamente marcará rumos em nossa região.

Além da bela casa que estará funcionando ali ao lado da GCM no centro e de uma equipe dedicada, o importante é o seu conteúdo de programas e atividades. O CCM vai articular harmonizar e tornar visível, eficiente e eficaz as políticas públicas que tenham como eixo a mulher e operem no território de Parelheiros. O foco geral do Centro será o da formação e participação para a construção do protagonismo da mulher cidadã ativa em uma visão que inclua o meio ambiente familiar. A nossa tarefa de gestão é fazer com que o CCM não seja mais um instrumento clientelista e assistencialista que pereniza a situação atual de dependência e subordinação. É neste sentido o esforço de construir uma programação semanal diversificada e dinâmica com: cine fóruns, teatro, grupos de auto-ajuda e apoio às mães, à maternidade, oficinas de formação, orientação e capacitação para a vida e mundo do trabalho. A diretriz aponta a considerar constantemente o desenvolvimento local baseado no patrimônio ambiental. Esta linha de trabalho será garantida pelo entusiasmo de uma Equipe Técnica da Subprefeitura conduzindo a administração diária, um Conselho Gestor que estabelecerá as diretrizes estratégicas do CCM compartilhando com todos os parceiros: Secretarias de Participação, Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação etc. O CCM também estará aberto a outras parcerias, com Universidades, Associações e ONGs que tenham como foco a mulher, gênero, gravidez precoce, família, construindo uma rede de apoio e promoção das mulheres e suas famílias, tendo como horizonte um desenvolvimento sustentado, com qualidade de vida baseado no patrimônio local. Considerando especialmente a estabilidade da nossa região, inserida toda ela em área de Mananciais que fornecem a água para as duas represas da cidade de São Paulo. Mãos a obra. São Paulo, novembro de 2005. (ver anexo: fotos do CCM)

COMENTARIO: Parelheiros é a região na cidade com os índices mais negativos no referente as mulheres. Maior índice de gravidez precoce, doenças típicas, número de filhos, chefes de família, etc.Mas também, são as mulheres as mais participativas. O Centro significou um esforço da gestão para criar condições de construção da autonomia e protagonismo das mulheres na sociedade local.
MULTAS

Nas Calçadas (MLP-Muro Limpeza Poda ), Lixo, Saneamento, Alem desta a Subprefeitura multa veículos nas calças e venda de veículos em vias públicas.
Inventario de multas aplicadas por subprefeitura.

[1] Este programa da América Latina com a União Européia tem outras linhas de ação que devem promover o intercambio e compartilhar com a nova experiência em Parelheiros, como: “Luta contra a pobreza urbana” coordenado também por São Paulo; “Formação e Capacitação Política para as Mulheres”,coordenada pela prefeitura de Saint Boi na Espanha, “Estratégias de Participação Sócio-Laboral” coordenada pela prefeitura de Rosário, Argentina, “Mulher e Desenho Urbano” pela prefeitura de Rubi na Espanha.

Nenhum comentário: